segunda-feira, 13 de setembro de 2010

HIPERPORTFÓLIO

Curso:Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as Tic
Cursista:Terezinha Sandes
Formadora:Elen Carla
Unidade-1-Tecnologias na sociedade, na vida e na escola


Atividade-1-Apresentação
Atividade-2-Quem sou eu como professor e aprendiz?
Atividade-3-A identidade do professor e sua própria Aprendizagem.
Atividade-4-A postura da escola e da educação frente às novas tecnologias
Atividade-5-Tecnologias existentes na escola
Atividade-6-Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica
Atividade-7-Experiencias desenvolvidas por meio do trabalho por projetos no contexto da escola

Unidade-2-Internet,Hipertexto e Hipermídia

Atividade-1-Navegação em Hipertexto
Atividade-2--O que e Hipertexto?
Atividade-3- A internet como espaço de autoria
Atividade-4- Blog:Diário(de aprendizagem)na rede


Unidade -3-Prática pedagógica e mídias digitais

Atividade-1-Projetos de trabalho e aprendizagem colaborativas
Atividade-2-Compartilhando descoberta em mídias digitais
Atividade-3-Planejando uma atividade usando mídias digitais
Atividade-4-Aplicando uma atividade usando mídias digitais
Atividade-5-Conteúdo de aula digital


Unidade-4-currículos, projetos e tecnologias

Atividade-1-Currículo desenvolvido na ação
Atividade-2-Pedagogia de projetos com tecnologias
Atividade-3-Projeto pedagógico com tecnologias

sábado, 11 de setembro de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO COM TECNOLOGIAS

PROJETO PEDAGÓGICO COM TECNOLOGIAS


Nome do Projeto: As Novas Tecnologias na Educação Ambiental Professor(es) Parceiro(s) : Rosineide de Carvalho dos Santos de Jesus
Terezinha Oliveira Sandes Souza
Onde o projeto será desenvolvido: Na Escola Municipal ''Carvalho Neto''
Descrição do Projeto(Sumário):
A tecnologia...........................................1
A tecnologia da Informação.................. 2
A tecnologia da Comunicação............... 3
Educação Digital................................... 4

Questões de Investigação:
Iremos investigar o que os alunos já sabem e o que ainda precisam aprender no que diz respeito as novas tecnologias na educação ambiental.
Procedimentos de trabalho:
Esse trabalho será realizado através de aulas explicativas e expositivas através da midia social e da nova geração da internet.
Área de Conhecimento Principal: Tecnologia
Áreas de Conhecimento: Tecnologia
Este projeto envolve alunos de que nível?
Ensino Fundamental
Este projeto envolve alunos de que série?
Serão envolvidos os alunos do 5° ano.
Número de participantes: Irão participar 22 alunos.
Período provável de desenvolvimento do projeto:Na segunda quinzena de setembro de 2010
Informações Complementares
Acreditamos que somente quando o cidadão se incluir e perceber seu espaço vivido na tão debatida questão ambiental é que começará a agir mais adequadamente. Neste caso, a escola tem grande contribuição a dar na construção da consciência ambiental, preparando futuros cidadãos a perceber seu espaço e atuar sobre ele de forma mais consciente. Além disso, a criança e o jovem que estão na escola funcionam como agentes multiplicadores de atitudes, por assim dizer, ecologicamente correta. A escola deve funcionar como “laboratório” onde se pode sempre experimentar. A Educação Ambiental é necessária para alcançar tal objetivo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

projetos pedagógicos com tecnologias

Os textos sobre a pedagogia de projetos nos mostra que devemos nos preocupar em elaborar nossos planos de aula
de modo que possa abranjer tambem a vida social dos nossos alunos e melhorar cada vez mais seu desempenho
usando os recursos tecnologicos.

currículo desenvolvido na ação

Ao fazer a leitura do texto sugerido, pude perceber que a interação entre as tecnologias e a sala de aula contribui bastante no desemvolvimento
das atividades, como tambem no desempenho do nosso aluno tanto na sala de aula quanto na sua vida pessoal e social.
O uso das tecnologias e indispensável em nossa vida.

conteúdo de aula digital

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – 100 HORAS

UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS.
SIMÃO DIAS (SE)‏
FORMADORA: ELEN CARLA DE CARVALHO MATOS

CURSISTAS: JOSINEIDE DA SILVA NUNES SANTANA

ROSINEIDE DE CARVALHO DOS SANTOS DE JESUS
TEREZINHA OLIVEIRA SANDES SOUZA
PLANO DE AULA
TEMA: RESGATANDO A CULTURA POPULAR

CONTEÚDO: O FOLCLORE BRASILEIRO
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: IREMOS TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR
OBJETIVOS:
* CONCEITUAR FOLCLORE;
* DISTINGUIR OS GENÊROS TEXTUAIS QUE FAZEM PARTE DO FOLCLORE;
UTILIZAR RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA MELHOR ESTUDAR O FOLCLORE.


METODOLOGIA
FOLCLORE BRASILEIRO
Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste.
O que é Folclore?
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.
Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.
Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

 
RECURSOS UTILIZADOS USANDO MÍDIAS DIGITAIS
Computador com internet, micro system, CD, microfone e caixa de som amplificada.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, considerando o desempenho e a capacidade dos educandos com relação a aprendizagem não só de conceitos, mas também de procedimentos e atitudes. Será observado o manuseio dos recursos tecnológicos através do desempenho coletivo e individual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk
http;//www.suapesquisa.com/folclore brasileiro/folclore.htm

Aplicando uma atividade usando mídias digitais

CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC- 100H

UNIDADE 3 – PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS

ATIVIDADE 3.3

RELATÓRIO DA AULA

Instituição: Escola Municipal '' Carvalho Neto''

Ano: 4° Data: 25/08/2010

Tema: Resgatando a cultura popular

Autores:Josineide da Silva Nunes Santana, Rosineide de Carvalho dos Santos de Jesus e Terezinha Oliveira Sandes Souza


No dia 25 de agosto de 2010, foi realizada a aula sobre o folclore brasileiro que teve como tema resgatando a cultura popular. Os alunos participaram ativamente da aula explicativa e, em seguida, levamos todos eles para o laboratório de informática onde puderam assistir o vídeo relacionado ao conteúdo. Após o vídeo, ensinamos como acessar a internet para pesquisar o conteúdo da aula e podemos perceber que o manuseio do computador para a maioria não era novidade, pois os mesmos já possuem as habilidades necessárias. Ao final da aula no laboratório, pedimos que os alunos fizessem algum comentário sobre a atividade realizada e vimos que os nossos objetivos foram alcançados, pois a aula foi dinamizada e se tornou prazerosa, além de contribuir no processo de ensino-aprendizagem.
No dia 27 de agosto de 2010, foi realizada na escola uma gincana sobre o folclore, desta vez os alunos utilizaram: som, CD, microfone e caixa de som para apresentarem a atividade proposta. Podemos perceber mais uma vez, que nossos alunos estão preparados para inserirem nas tecnologias da informação e comunicação.




planejando uma atividade usando mídias digitais

CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC- 100H

UNIDADE 3 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS

ATIVIDADE 3.2

PLANO DE AULA

Instituição: Escola Municipal '' Carvalho Neto''

Ano: 4° Data: 25/08/2010

Tema: Resgatando a cultura popular

Autores:Josineide da Silva Nunes Santana, Júlia Silva Chagas, Rosineide de Carvalho dos Santos de Jesus e Terezinha Oliveira Sandes Souza

Disciplinas envolvidas: Iremos trabalhar de forma interdisciplinar.

Objetivos:
*Conceituar folclore;
*Distinguir os gêneros textuais que fazem parte do folclore;
*Utilizar recursos tecnológicos para melhor estudar o folclore.

Conteúdo aplicado: O folclore brasileiro

Recursos utilizados (mídias digitais): Computador(vídeo), CD, micro sistem, caixa de som e microfone.

Metodologia: Será realizada aula explicativa e expositiva abordando o tema ''resgatando a cultura popular'' , onde serão discutidas definições dos gêneros textuais. E, em seguida, os discentes serão conduzidos ao laboratório de informática para assistirem o vídeo '' Apresentação folclore vídeo (1), onde irão aprimorar seus conhecimentos e adquirirem novas habilidades.

Avaliação: A avaliação será contínua, considerando o desempenho e a capacidade dos educandos com relação a aprendizagem não só de conceitos, mas também de procedimentos e atitudes. Será observado o manuseio dos recursos tecnológicos através do desempenho coletivo e individual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk
http;//www.suapesquisa.com/folclore brasileiro/folclore.htm

A identidade do professor e sua propria aprendizagem

Sabemos que o uso da informática deve esta inserido na proposta pedagógica, pois o professor precisa ser capacitado para acompanhar as mudanças do mundo tecnológico. As escolas terão que desenvolver uma metodologia que atenda as exigências dos profissionais do novo tempo, pois existe diversas maneiras de usar o computador como instrumento de aprendizagem.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Visitando os ambientes sugeridos achei bem interessante, pois os mesmos pode ajudar os professores no seu desempenho com as atividades em sala de aula como desenvolver

Projetos etc, como também ajuda o aluno nas atividades escolares e na formação profissional

Entrevista com Lucas ciavata

Gostei muito da entrevista com Lucas ciavetta, pois ele nos mostra a importancia de
trabalhar com músicas na prática pedagogica e que pode surtir muito efeito, mais
devemos respeitar o ritmo de cada um.

Blog; diario de aprendizagem

Achei bem interessante o uso do blog como recurso de aprendizagem.
pois é uma linguagem bem conhecida principalmente pelos adolescentes,
onde pode ser publicado; Páginas pessoais, projetos da escola etc.
onde todos pode interagir e dar sua opinião.

A internet como espaço de autoria

Sabemos que no mundo informatizado os jovens não estão muito preocupados com a ortografia e gramatica e, sim
com as tecnologias que nos oferece suporte, mais não podemos esquecer da linguagem gramatical, que será sempre essencial na nossa vida.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Num primeiro lançar de olhos percebemos que assim como reconfigura o papel do autor-escritor e do usuário-leitor, alterando a idéia de posse e de autoria de um texto fisicamente ilhado, com significado único, e hierarquicamente superior aos comentários e notas que dizem respeito a ele, o hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas. http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ESCOLA MUNICIPAL ''CARVALHO NETO''

CURSISTAS:

* ROSINEIDE DE CARVALHO DOS SANTOS DE JESUS
* TEREZINHA OLIVEIRA SANDES SOUZA
FORMADORA:
* ELEN CARLA
PROJETO
MEIO AMBIENTE VALORIZAND0A CULTURA DE SIMÃO DIAS E REGIÃO

JUSTIFICATIVA
FOI PENSANDO NAS RIQUEZAS CULTURAIS DA NOSSA REGIÃO REPASSADA DE FORMA VERBAL E PRÁTICA QUE A ESCOLA MUNICIPAL ''CARVALHO NETO'', ORGANIZOU A I EXPOSIÇÃO VALORIZANDO A CULTURA DE SIMÃO DIAS E REGIÃO. ATRAVÉS DESSE TRABALHO INTERDISCIPLINAR, PROCURAMOS ULTRAPASSAR AS FRONTEIRAS DA SALA DE AULA ENTRANDO NO AMBIENTE FAMILIAR, TOCANDO CORAÇÕES, PLANTANDO SONHOS E COLHENDO REALIZAÇÕES. ESTE BELÍSSIMO TRABALHO CONTOU COM A COORDENAÇÃO GERAL DA PROFESSORA JUSIVANIA SILVA DOS SANTOS CRUZ E ORIENTAÇÃO DE DEMAIS PROFESSORES E EQUIPE DIRETIVA.
OBJETIVO GERAL
TRAZER REFLEXÕES QUE LEVEM O ALUNO AO ENRIQUECIMENTO E VALORIZAÇÃO CULTURAL, À QUALIDADE DE VIDA E À PREOCUPAÇÃO COM O EQUILÍBRIO AMBIENTAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*TRAZER REFLEXÕES SOBRE O CULTIVO DE ATITUDES DE PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS AMBIENTES SOB A ÓTICA DE ALUNO E A COMUNIDADE VALORIZANDO A SUA CULTURA;
*PROMOVER AÇÕES EDUCATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA A TRANSFORMAÇÃO ÉTICA, CULTURAL E ECOLÓGICA DO SER HUMANO ATRAVÉS DE SUA VIVÊNCIA;
*COMPREENDER QUE HOMEM E NATUREZA ESTÃO INTER-RELACIONADOS NO MEIO EM QUE VIVEM.

OS TRABALHOS FORAM APLICADOS NA PRÓPRIA ESCOLA

RESULTADO ESPERADO
TODOS OS ALUNOS SE ENVOLVERAM, PESQUISANDO , CONSTRUINDO E NO DIA DA CULMINÂNCIA OS ALUNOS EXPLICARAM E APRESENTARAM OS TRABALHOS DE FORMA ESPERADA.

O USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

O uso das tecnologias na prática pedagógica
O vídeo assistido retrata a importância da prática docente, o uso das tecnologias, as quais estão presentes no
dia a dia da nossa realidade da nossa escola, principalmente na sala de aula. Mostra que os educadores não podem mais trabalharem sem as Tics.
Escola Municipal” Carvalho Neto”

Tecnologias existentes na escola

TV
DVD
Micro-sustem
Noto boou
data show
Laboratório de informática
Caixa de som
Câmera Digital


As tecnologias existentes na nossa escola, são utilizadas para facilitar a aprendizagem dos alunos. Sabemos que, todos os recursos tecnológicos são importantes, pois cada um tem a sua especificidade. Temos que utilizar as Tics para trabalhar com os nossos alunos, desta forma estamos preparando-os para as exigências do mercado de trabalho, ou seja, estamos preparando-os para a vida.

Educacão e tecnologia

A educaçao frente as novas tecnologias

A escola, como agente inserido em um contexto social, possui uma dinamica de mudança

bastante acelerada e continua. Com práticas pedagógicas que resistem ás exigências de um novo cenário. Para corresponder a este novo contexto, a escola, qualquer que seja sua modalidade, terá que ser menos formal e mais flexível, para não apenas transmitir conhecimentos técnicos, mas para gerar conhecimentos a partir das reflexões sobre as práticas tecnológicas.

Considerando, ainda, que o uso de meios eletrônicos contribui para agilizar a troca de informacões até mesmo a distância.

A nescessidade do professor de continuar aprendendo

Sabemos que o uso da informática deve esta inserido na proposta pedagógica, pois o professor precisa ser capacitado para acompanhar as mudanças do mundo tecnológico. As escolas terão que desenvolver uma metodologia que atenda as exigências dos profissionais do novo tempo, pois existe diversas maneiras de usar o computador como instrumento de aprendizagem.

sábado, 14 de agosto de 2010

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Sou uma profissional e acredito no desempenho do meu
trabalho. Busco aprimorar meus conhecimentos atraves de leituras,
cursos, dialogo com colegas, ouvindo sugestoes e opinioes.
Tenho consciencia que preciso cada vez mais buscar conhecimentos
e informacoes sobre os recursos tecnologicos para melhorar meu
desempenho profissional.

APRESENTACÃO

Eu sou terezinha sandes, casada, tenho dois filhos.sou funcionaria da rede municipal a 27 anos, atualmente trabalho como secretaria na escola municipal carvalho Neto, gosto muito do que faço.

Sou licenciada em Pedagogia e pos graduada em psicopedagogia. Gosto muito de fazer amizades e conservá-las.